PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Greice Moura e Silaneide Zifirino
Na clínica psicopedagógica são avaliados as possíveis dificuldades de aprendizagem nas áreas de aritmética, linguagem oral, escrita e leitura, visto serem estas as aprendizagens escolares básicas e que comumente são citadas quando se interroga sobre o motivo da queixa ou encaminhamento à clinica.
Quando se fala em dificuldades nessas áreas, as queixas que acompanham o sujeito à clinica são a falta de compreensão no que se lê ou leitura silábica, escrita apresentando troca ou omissão de letras, dificuldades na formação de palavras, frases e estruturas de construção de um texto, reconhecimento dos símbolos da escrita e da matemática e a não compreensão de conceitos. Essas dificuldades são encontradas nos seguintes distúrbios:
Disgrafia –
é a dificuldade de imprimir ideias através dos símbolos gráficos. A escrita das
letras e a distribuição das palavras no papel é irregular. Segundo Coll (1996)
a criança até consegue copiar um texto, porém quando este é ditado é que
aparecem as dificuldades.
Disortografia
– é a incapacidade do indivíduo em usar adequadamente os símbolos gráficos
na construção da escrita. Isso se traduz em trocas e omissões de letras,
sílabas dentro das palavras, aglutinações, omissões ou separações indevidas de
sílabas e palavras.
Dislexia – segundo
Oliveira (1997, p. 125) “a criança disléxica tem dificuldade de compreender o
que está escrito e de escrever o que este pensando, consequentemente pode
perturbar a mensagem que recebe ou que expressa”. Para Porto (2011) e Oliveira
(1997) esses indivíduos possuem a capacidade intelectual necessária para lidar
com todas as outras disciplinas escolares e só se defronta com dificuldades
quando precisa ler e escrever. Essa disfunção de apresenta sintomas como
escrita especular e a troca sistemática de letras.
Discalculia
– esse termo é para indicar dificuldades em Matemática. Segundo Porto
(2011) o aluno pode muitas vezes automatizar a realização de algumas operações
matemática e ter decorada a tabuada, porém não terá capacidade de aplicar esse
conhecimento na resolução de problemas. Outros sintomas da discalculia são a
troca ou omissão de algarismos na construção dos algoritmos, falta de
atribuição de significado as sentenças matemáticas.
BIBLIOGRAFIA
COOL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: Necessidades
educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 1996.
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico.
Petrópolis: Vozes, 1997.
PORTO, O. Bases da
Psicopedagogia: Diagnóstico e Intervenção nos problemas de aprendizagem.
Rio de Janeiro: Wak, 2011.
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