quarta-feira, 3 de julho de 2013

Principais Dificuldades de Aprendizagem


PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Greice Moura e Silaneide Zifirino





Na clínica psicopedagógica são avaliados as possíveis dificuldades de aprendizagem nas áreas de aritmética, linguagem oral, escrita e leitura, visto serem estas as aprendizagens escolares básicas e que comumente são citadas quando se interroga sobre o motivo da queixa ou encaminhamento à clinica.
Quando se fala em dificuldades nessas áreas, as queixas que acompanham o sujeito à clinica são a falta de compreensão no que se lê ou leitura silábica, escrita apresentando troca ou omissão de letras, dificuldades na formação de palavras, frases e estruturas de construção de um texto, reconhecimento dos símbolos da escrita e da matemática e a não compreensão de conceitos. Essas dificuldades são encontradas nos seguintes distúrbios:

Disgrafia é a dificuldade de imprimir ideias através dos símbolos gráficos. A escrita das letras e a distribuição das palavras no papel é irregular. Segundo Coll (1996) a criança até consegue copiar um texto, porém quando este é ditado é que aparecem as dificuldades.

Disortografiaé a incapacidade do indivíduo em usar adequadamente os símbolos gráficos na construção da escrita. Isso se traduz em trocas e omissões de letras, sílabas dentro das palavras, aglutinações, omissões ou separações indevidas de sílabas e palavras.

Dislexiasegundo Oliveira (1997, p. 125) “a criança disléxica tem dificuldade de compreender o que está escrito e de escrever o que este pensando, consequentemente pode perturbar a mensagem que recebe ou que expressa”. Para Porto (2011) e Oliveira (1997) esses indivíduos possuem a capacidade intelectual necessária para lidar com todas as outras disciplinas escolares e só se defronta com dificuldades quando precisa ler e escrever. Essa disfunção de apresenta sintomas como escrita especular e a troca sistemática de letras.


Discalculiaesse termo é para indicar dificuldades em Matemática. Segundo Porto (2011) o aluno pode muitas vezes automatizar a realização de algumas operações matemática e ter decorada a tabuada, porém não terá capacidade de aplicar esse conhecimento na resolução de problemas. Outros sintomas da discalculia são a troca ou omissão de algarismos na construção dos algoritmos, falta de atribuição de significado as sentenças matemáticas.



BIBLIOGRAFIA

COOL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: Necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 1996.
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 1997.
PORTO, O. Bases da Psicopedagogia: Diagnóstico e Intervenção nos problemas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

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